The Low Down on Bitcoin Exposed

Apart from spot trading, Binance is the leading derivatives platform by volume. Bitcoin is a leading name and has the best outlook of any other coin in the market. 🤝 Low fees – It charges 0.1% in transaction fees, and even less if you pay in Binance Coin. In terms of the standard processing fees, this comes at a cost of 3.5% ($10 minimum deposit for olymp trade). Uma das opções mais plausíveis é a situação dos mineradores da rede. Nos últimos trimestres, a situação deles não foi fácil, com o custo de energia aumentando muito e o preço do Bitcoin caindo. É aqui que entra a questão dos inúmeros testes que começaram a ser feitos na rede Bitcoin nos últimos meses. Na verdade, temos aqui um caso de “pseudoprivacidade” e não de privacidade. Essa comunidade, que inicialmente tinha muito dos conceitos de privacidade e de conseguir fazer algo fora do controle do Estado (sem nenhum viés meu aqui sobre se o Estado é bom ou ruim), passou hoje a ser muito mais ampla e com pessoas que têm objetivos e conceitos diferentes. Essa busca por novos casos de uso para a rede Bitcoin me parece bastante tardia, e vejo muita discussão na comunidade sobre sua real necessidade.

No entanto, essa direção não é isenta de obstáculos. No entanto, isso me parece inconsistente com o único caso de uso do Bitcoin. Se a rede Bitcoin for simplesmente utilizada como a rede de transação desse ouro digital, com o único objetivo de transferência de valor no tempo, ou seja, na ideia de comprar algo que pelo menos acompanhe a inflação, não estaria essa rede fadada ao insucesso? Bem, se o que dá valor ao Bitcoin é sua comunidade, vejo como uma necessidade de que essa comunidade continue sendo nutrida e continue recebendo indicações de que o Bitcoin é “o ativo”. Embora, no caso do ouro, tenhamos criado no mercado financeiro títulos securitizados e derivativos que facilitam muitos desses pontos acima, a verdade é que obter ouro físico em barra, sem a necessidade de um intermediário, é uma tarefa quase impossível para valores um pouco maiores. O curioso é que o hashrate, a medida de quanto poder computacional a rede tem, só tem crescido, o que aumenta ainda mais a competitividade entre eles e requer uma necessidade ainda maior de gerar caixa.

Portanto, quanto mais transações, mais receita para eles. Mais recentemente, está se consolidando a ideia de ter um padrão para o desenvolvimento de outros tokens na rede Bitcoin (BRC-20, em referência ao padrão ERC-20 da Ethereum), o que abre outra linha de discussão sobre a possibilidade de ter stablecoins e, por consequência, DEFI crescendo na rede do Bitcoin. Há uma grande discussão sobre qual o caminho mais viável para trazer inovações para a rede Bitcoin. Por isso, eles têm todo o incentivo para que a rede tenha mais casos de uso, novidades e inovações. Os mineradores do Bitcoin têm duas fontes de receita: o prêmio em Bitcoin por cada bloco minerado e as taxas cobradas dos usuários da rede por transação. Os “Ordinals”, que trazem o conceito de NFTs para a rede Bitcoin, têm sido o principal deles, e trouxe um aumento considerável no uso da rede e nas transações. Minha percepção é de que qualquer que seja o rumo que essa rede tome, exceto o de se consolidar como uma rede estável e confiável para transferência intertemporal de valores, isso tem que ser feito rapidamente, já que a consolidação da Ethereum como a principal infraestrutura de inovação da WEB3 já está muito à frente – e acelerando.

Essa função do Bitcoin foi muito especulada e, durante alguns anos, a correlação entre o Bitcoin e o ouro corroborava com essa visão. A primeira narrativa, que já foi mencionada acima, é a de que o Bitcoin seria um ouro digital. O ouro da nova era, muito mais eficiente, fácil de armazenar e tão, ou mais, escasso que o ouro físico. É isso que está acontecendo com os “Ordinals” no Bitcoin, e isso traz um dilema entre fungibilidade e não fungibilidade. Será que o Bitcoin está flertando com a ideia de voltar a ser uma infraestrutura de pagamentos global? Vale ressaltar que algumas decisões tomadas pela comunidade do Bitcoin também contribuíram para que a rede não se tornasse uma infraestrutura de pagamentos global. Ou ir além, tornar-se uma plataforma de inovação mundial, assim como a Ethereum? Isso cria um dilema interessante, uma vez que esse satoshi deixa de ser valorizado como um ativo fungível. Se considerarmos que a vida em cripto é como a dos gatos, sete anos deles valem um para nós humanos, essa crise da meia-idade do Bitcoin vem tardiamente. Mas, como diz o ditado, antes tarde do que nunca!

ارسال پاسخ

نشانی ایمیل شما منتشر نخواهد شد. بخش‌های موردنیاز علامت‌گذاری شده‌اند *